PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADORAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Em busca de uma formação humana integral na Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v6i1.581Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Médio Integrado, práticas educativas integradorasResumo
Este estudo tem o objetivo de analisar a maneira pela qual ocorre a realização de práticas pedagógicas integradoras no Ensino Médio Integrado. Esta pesquisa é bibliográfica e teve como referencial teórico trabalhos de autores como Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005); Moura (2010); Ciavatta (2012); Ramos (2012); Araújo (2014); Moura, Lima Filho e Silva (2015); Araújo e Frigotto (2015), nos quais são discutidas temáticas do Ensino Médio Integrado e das práticas pedagógicas integradoras. Além disso, foi feita uma busca no portal de periódicos da Capes com o propósito de relatar experiências exitosas de realização dessas práticas. Através deste estudo foi possível perceber que apesar das práticas pedagógicas integradoras na Educação Profissional e Tecnológica estarem sendo desenvolvidas de forma ainda incipientes e por vezes isoladas, elas apresentam importância significativa na materialização do projeto de ensino integrado, à medida que valorizam a formação humana integral, a transformação da realidade pelo indivíduo, além da autonomia e da capacidade de análise crítica.
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Copyright (c) 2022 Amanda dos Santos Dória Sandes, Maria Silene da Silva
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