PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADORAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Em busca de uma formação humana integral na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Amanda dos Santos Dória Sandes IFS
  • Maria Silene da Silva IFS

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v6i1.581

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Médio Integrado, práticas educativas integradoras

Resumo

Este estudo tem o objetivo de analisar a maneira pela qual ocorre a realização de práticas pedagógicas integradoras no Ensino Médio Integrado. Esta pesquisa é bibliográfica e teve como referencial teórico trabalhos de autores como Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005); Moura (2010); Ciavatta (2012); Ramos (2012); Araújo (2014); Moura, Lima Filho e Silva (2015); Araújo e Frigotto (2015), nos quais são discutidas temáticas do Ensino Médio Integrado e das práticas pedagógicas integradoras. Além disso, foi feita uma busca no portal de periódicos da Capes com o propósito de relatar experiências exitosas de realização dessas práticas. Através deste estudo foi possível perceber que apesar das práticas pedagógicas integradoras na Educação Profissional e Tecnológica estarem sendo desenvolvidas de forma ainda incipientes e por vezes isoladas, elas apresentam importância significativa na materialização do projeto de ensino integrado, à medida que valorizam a formação humana integral, a transformação da realidade pelo indivíduo, além da autonomia e da capacidade de análise crítica.

Biografia do Autor

  • Amanda dos Santos Dória Sandes, IFS

    Técnica Administrativa em Educação, Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, Brasil. E-mail: doriaamandasandes@gmail.com.

  • Maria Silene da Silva, IFS

    Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Doutora em Biologia Funcional e Molecular, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, Brasil. E-mail: silene.silva@ifs.edu.br.

Downloads

Publicado

28-05-2022

Como Citar

DÓRIA SANDES, Amanda dos Santos; SILVA, Maria Silene da. PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADORAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Em busca de uma formação humana integral na Educação Profissional e Tecnológica. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 14–24, 2022. DOI: 10.36524/profept.v6i1.581. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/581.. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 166

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.