O ENSINO MÉDIO INTEGRADO E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA:
AS POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v9i1.1937Palavras-chave:
cidadania, formação cidadã, ensino médio integrado, curso técnicoResumo
O artigo analisa as concepções acerca do conceito de Cidadania, explicitadas por educadores e educandos do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Fundamentou-se nos estudos das áreas de conhecimento Trabalho e Educação e Sociologia da Educação. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, com apresentação de estudo de caso. O locus foi um dos campi do Ifes; docentes e discentes do referido curso constituíram os sujeitos da pesquisa. Empregaram-se, na produção dos dados, as técnicas de entrevista e de questionário semiestruturado. As informações obtidas foram analisadas à luz dos pressupostos da análise do conteúdo e das orientações da triangulação dos dados. Os resultados apontam que as concepções de Cidadania apresentadas pelos sujeitos da pesquisa pautam-se no conhecimento de direitos e deveres, acepção reduzida do termo. Uma escuta mais qualificada revelou, também, que boa parte dos sujeitos aprofundou o conceito, desvelando, portanto, compreensões e inferências que sinalizam a importância da educação cidadã, em interlocução com a formação integral.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria José de Resende Ferreira, Aldo Rezende, Edna Castro de Oliveira, Vanessa Gomes Ferreira dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.