CONCEITOS PARA PENSAR A SAÚDE MENTAL DISCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL:

ESTILO DE VIDA, JUVENTUDE, DEPRESSÃO, ANSIEDADE E ESTRESSE

Autores

  • JOSÉ GERALDO PEDROSA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
  • Marília Borges Costa Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v8iEspecial.3139

Palavras-chave:

EPTNM, Escola de tempo integral, juventude, saúde mental

Resumo

Na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) o ensino técnico de nível médio, na modalidade integrada, contempla a formação cultural, científica e técnica dos jovens, exigindo, para isso, tempo integral em atividades em sala de aula, laboratórios, oficinas, além de exigir estudos adicionais fora da escola. Todo esse processo demanda dedicação, tempo e energias individuais, o que torna a saúde mental uma questão a ser observada no processo de formação do estudante. O adoecimento mental prejudica a atenção, a disposição e a socialização, fatores importantes à aprendizagem. A motivação para a pesquisa vem da frequente apresentação, na seção de saúde de uma instituição da RFEPCT, de queixas e sintomas de adoecimento mental em alunos. Numa abordagem teórica e pesquisa bibliográfica, o artigo visa a trazer e entrelaçar conceitos que permitam relacionar o estilo de vida contemporâneo, a juventude e a saúde mental. Com a finalidade de aproximar esse entrelaçamento conceitual à Educação Profissional Técnica de nível médio (EPTNM), o artigo também reúne os conceitos de prevenção e promoção da saúde mental e informações relacionadas à depressão, à ansiedade e ao estresse.   Uma vez que a abordagem é conceitual, o artigo não apresenta resultados empíricos e nem uma conclusão acerca de determinado problema. A finalidade é trazer à tona a relevância da saúde mental do estudante na escola de tempo integral e esboçar conceitos que permitam compreendê-la.

Biografia do Autor

  • JOSÉ GERALDO PEDROSA, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

    Licenciatura em Ciências Sociais (INESP); Mestrado em Educação (UFMG); Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP). Pós-doutorado em Geografia Humana (IGC-UFMG); Docente do ensino superior no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Professor nos PPG em Educação Tecnológica (acadêmico) e Educação Profissional e Tecnológica (profissional).

  • Marília Borges Costa Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Graduação em Odontologia (UFMG); graduação em Psicologia (UEMG); mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (IFES).  Odontóloga do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

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Publicado

06-03-2025

Como Citar

PEDROSA, JOSÉ GERALDO; SILVA, Marília Borges Costa. CONCEITOS PARA PENSAR A SAÚDE MENTAL DISCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL:: ESTILO DE VIDA, JUVENTUDE, DEPRESSÃO, ANSIEDADE E ESTRESSE. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 53–66, 2025. DOI: 10.36524/profept.v8iEspecial.3139. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/3139.. Acesso em: 1 ago. 2025.

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