CONCEITOS PARA PENSAR A SAÚDE MENTAL DISCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL:
ESTILO DE VIDA, JUVENTUDE, DEPRESSÃO, ANSIEDADE E ESTRESSE
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v8iEspecial.3139Palavras-chave:
EPTNM, Escola de tempo integral, juventude, saúde mentalResumo
Na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) o ensino técnico de nível médio, na modalidade integrada, contempla a formação cultural, científica e técnica dos jovens, exigindo, para isso, tempo integral em atividades em sala de aula, laboratórios, oficinas, além de exigir estudos adicionais fora da escola. Todo esse processo demanda dedicação, tempo e energias individuais, o que torna a saúde mental uma questão a ser observada no processo de formação do estudante. O adoecimento mental prejudica a atenção, a disposição e a socialização, fatores importantes à aprendizagem. A motivação para a pesquisa vem da frequente apresentação, na seção de saúde de uma instituição da RFEPCT, de queixas e sintomas de adoecimento mental em alunos. Numa abordagem teórica e pesquisa bibliográfica, o artigo visa a trazer e entrelaçar conceitos que permitam relacionar o estilo de vida contemporâneo, a juventude e a saúde mental. Com a finalidade de aproximar esse entrelaçamento conceitual à Educação Profissional Técnica de nível médio (EPTNM), o artigo também reúne os conceitos de prevenção e promoção da saúde mental e informações relacionadas à depressão, à ansiedade e ao estresse. Uma vez que a abordagem é conceitual, o artigo não apresenta resultados empíricos e nem uma conclusão acerca de determinado problema. A finalidade é trazer à tona a relevância da saúde mental do estudante na escola de tempo integral e esboçar conceitos que permitam compreendê-la.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.