A ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA TABOCAL E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O CAMPO

Autores

  • Vanessa Clarinda Apolinário Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
  • Maria Aparecida Colares Mendes Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v5i2.770

Palavras-chave:

Palavras-chave: Escola Família Agrícola; educação profissional; educação do campo.

Resumo

A Escola Família Agrícola Tabocal oferta educação profissional para o campo, o desenvolvimento sustentável da região norte mineira e o fortalecimento da agricultura familiar. O que pressupõe uma formação humana integral e cidadã. Dessa forma, este artigo objetiva caracterizar e analisar a referida Escola, buscando responder se esse educandário promove uma formação integral contribuindo para a ampliação da cidadania na educação profissional? Pautamos essa reflexão em pesquisa bibliográfica e de campo. Concluímos que, as pretensões educativas da Escola possuem embasamento no movimento histórico dos campesinos por uma educação que atenda aos seus anseios, e que, a manifestação dessas pretensões no processo de ensino-aprendizagem ocorre carregada de tensões, desafios e avanços.

Biografia do Autor

Vanessa Clarinda Apolinário, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Discente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em formação Profissional e Tecnológica em rede nacional – ProfEPT. apolinariovvc@gmail.com

Maria Aparecida Colares Mendes, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em formação Profissional e Tecnológica em rede nacional – ProfEPT. cida.colares@ifnmg.edu.br

Downloads

Publicado

2021-09-24

Como Citar

Clarinda Apolinário, V., & Colares Mendes, M. A. . (2021). A ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA TABOCAL E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O CAMPO. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 5(2), 91-108. https://doi.org/10.36524/profept.v5i2.770