A ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA TABOCAL E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O CAMPO

Autores

  • Vanessa Clarinda Apolinário Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
  • Maria Aparecida Colares Mendes Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v5i2.770

Palavras-chave:

Palavras-chave: Escola Família Agrícola; educação profissional; educação do campo.

Resumo

A Escola Família Agrícola Tabocal oferta educação profissional para o campo, o desenvolvimento sustentável da região norte mineira e o fortalecimento da agricultura familiar. O que pressupõe uma formação humana integral e cidadã. Dessa forma, este artigo objetiva caracterizar e analisar a referida Escola, buscando responder se esse educandário promove uma formação integral contribuindo para a ampliação da cidadania na educação profissional? Pautamos essa reflexão em pesquisa bibliográfica e de campo. Concluímos que, as pretensões educativas da Escola possuem embasamento no movimento histórico dos campesinos por uma educação que atenda aos seus anseios, e que, a manifestação dessas pretensões no processo de ensino-aprendizagem ocorre carregada de tensões, desafios e avanços.

Biografia do Autor

  • Vanessa Clarinda Apolinário, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

    Discente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em formação Profissional e Tecnológica em rede nacional – ProfEPT. apolinariovvc@gmail.com

  • Maria Aparecida Colares Mendes, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

    Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em formação Profissional e Tecnológica em rede nacional – ProfEPT. cida.colares@ifnmg.edu.br

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Publicado

24-09-2021

Como Citar

CLARINDA APOLINÁRIO, Vanessa; COLARES MENDES, Maria Aparecida. A ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA TABOCAL E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O CAMPO. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 91–108, 2021. DOI: 10.36524/profept.v5i2.770. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/770.. Acesso em: 21 dez. 2024.

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