O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA UMA FORMAÇÃO OMNILATERAL

Autores

  • Cristiane Rodrigues de Freitas
  • Maria Raimunda Lima Valle
  • Rosa Oliveira Marins Azevedo
  • Soraya Farias Aquino

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v2i2.386

Palavras-chave:

Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Formação omnilateral;, Trabalho-educação, Trabalho como princípio educativo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir o trabalho como princípio educativo na Educação Profissional Técnica de Nível Médio para a formação omnilateral. Busca, com bases nos dispositivos legais, compreender os reflexos das sucessivas reformas educacionais brasileiras na Educação Profissional e Tecnológica, especificamente, no que se refere à Educação Profissional Técnica de Nível Médio na sua forma de oferta integrada. Reflete a relação trabalho-educação e a concepção do trabalho como princípio educativo, partindo de teóricos que pesquisam a relação existente entre o binômio trabalho-educação. De igual forma, analisa a possibilidade da formação omnilateral como alternativa para superar a formação unilateral que por sua vez reforça a separação entre trabalho manual e trabalho intelectual. Aborda a Educação Profissional Técnica de Nível Médio como o percurso inicial para uma educação não
dual. Neste sentido, o itinerário metodológico utilizado no desenvolvimento desse trabalho percorreu o caminho da pesquisa bibliográfica. Como resultado, aponta a necessidade da formação humana integral na perspectiva da formação omnilateral, tomando o trabalho como princípio educativo como caminho inicial no processo de emancipação e autonomia do ser humano.

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Publicado

15-12-2018

Como Citar

RODRIGUES DE FREITAS, Cristiane; RAIMUNDA LIMA VALLE, Maria; OLIVEIRA MARINS AZEVEDO, Rosa; FARIAS AQUINO, Soraya. O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA UMA FORMAÇÃO OMNILATERAL. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 28–42, 2018. DOI: 10.36524/profept.v2i2.386. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/386.. Acesso em: 15 jan. 2025.

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