TERREIRO PAI XANGÔ DAS CACHOEIRAS: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v5iEspecial.1110Palavras-chave:
Terreiro de Candomblé, Povos e Comunidades Tradicionais, Educação Profissional e TecnológicaResumo
Este artigo resulta de uma pesquisa documental em um Terreiro de Candomblé. Teve o objetivo de analisar o processo de ensino e aprendizagem realizado na Escola de Arte Escultural do Terreiro para compreender as interfaces dessas práticas com a Educação Profissional e Tecnológica tendo o trabalho como princípio educativo. Pesquisou-se a história do Terreiro e o trabalho para a produção do artesanato. Essa perspectiva de trabalho permeia a formação e profissionalização dos/as filhos/as de santo e da comunidade do entorno. Foram analisados documentos institucionais, livros, artigos e filme, que abordam a produção do artesanato na casa religiosa. Nesses documentos estão registrados aspectos tanto do modo de vida quanto da procura por colocação trabalhista das pessoas que frequentam o Terreiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.