A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NAS DIRETRIZES PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO NO IFAM
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v4iEspecial.640Resumo
A formação humana integral como um dos fundamentos da educação deve nortear as práticas educativas. Assim, objetiva-se verificar os indícios da formação humana integral nos documentos orientadores da internacionalização da educação profissional e tecnológica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Com o uso de uma interpretação sistemática, analisaram-se duas resoluções que tratam do programa de bolsas IFAM internacional e do regimento interno do Centro de Idiomas implantado no instituto. Procurou-se, em um primeiro momento, demonstrar o fenômeno da internacionalização das políticas educacionais bem como a sua efetivação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e, depois, perquiriu-se debater a concepção de educação voltada para a omnilateralidade do sujeito. Os documentos analisados evidenciaram um dos principais objetivos da educação profissional e tecnológica, qual seja, o de promover um ensino que contemple todas as dimensões do educando, tais como, a dimensão social, a intelectual, a laboral e a dimensão cultural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.