EDUCAÇÃO FÍSICA E GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO II PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Silvana Dalvi Instituto Federal do Espírito Santo
  • Ana Elisa Tomaz Universidade Columbia Del Paraguay
  • Andressa Côco Lozorio Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i2.663

Palavras-chave:

Educação Física, Geometria, Educação Infantil, Formação Integral

Resumo

O presente trabalho 

tem por objetivo discutir as práticas pedagógicas na educação infantil através do circuito das formas geométricas.  A atividade associou habilidades relacionadas a educação física e conceitos geométricos atendendo aos princípios da Base Nacional Comum Curricular, BNCC (2017) que consiste em desenvolver integralmente a criança por meio dos Campos de Experiências. A pesquisa é de abordagem qualitativa cujos dados foram extraídos na realidade dos alunos usando o diário de bordo, gravações e registro fotográfico. Os resultados revelam a intencionalidade da prática educativa proposta no circuito propiciando desenvolver nas crianças aspectos sociais, motores, afetivos e cognitivos. Ele favoreceu a integração entre o conhecimento e a formação humana privilegiando a ludicidade. Contudo, outras práticas podem ser articuladas a partir das interações e brincadeiras contribuindo para a qualidade e o pleno desenvolvimento das crianças na educação infantil.

Biografia do Autor

  • Ana Elisa Tomaz, Universidade Columbia Del Paraguay

    Possui graduação em Abi - Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa(1996) e especialização em TREINAMENTO DESPORTIVO pela Universidade Veiga de Almeida(2002). Atualmente é PROFESSOR E da EMEF CENTRO UNIFICADO CONSTANTINO JOSÉ VIEIRA. Tem experiência na área de Educação Física.

  • Andressa Côco Lozorio, Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (2005), complementação pedagógica em Pedagogia - Unisaber-Faculdade AD1 (2012), graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês (2018) e especialização em EJA pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Espírito Santo (2013) e especialização em Educação Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (2006). Tem experiência profissional no magistério atuando na Educação Básica com a disciplina de matemática, desde 2005. Atuou como Tutora Presencial em 2015 a 2017 no curso de Especialização em Matemática na Prática no polo UAB - UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) no município de Venda Nova do Imigrante e também atuou como tutora presencial e a distância de agosto de 2017 a julho de 2018 no curso de especialização Lato Sensu em Educação: Currículo e Ensino - IFES (Instituto Federal do Espírito Santo) no Campus de Cachoeiro de Itapemirim. Atualmente atua como professora da rede estadual nas séries de 7º e 8º ano do ensino fundamental com a disciplina de matemática e com a 2ª série do ensino médio com a disciplina de Estudo Orientado na CEEFMTI Elisa Paiva, localizada no município de Conceição do Castelo e estou cursando o curso de formação continuada Formação Currículo do Espírito Santo ofertado pela Secretaria do Estado de Educação.

Downloads

Publicado

26-12-2020

Como Citar

DALVI, Silvana; TOMAZ, Ana Elisa; CÔCO LOZORIO, Andressa. EDUCAÇÃO FÍSICA E GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO II PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 69–81, 2020. DOI: 10.36524/saladeaula.v9i2.663. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/663.. Acesso em: 24 nov. 2024.

Recebido em

18-05-2020

Aceito em

12-11-2020

Publicado em

26-12-2020

Artigos Semelhantes

71-80 de 100

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.