ANÁLISE DE CISCURSOS ACERCA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DO RIO DOCE EM REVISTAS CIENTÍFICAS (2016-2020)

Autores

  • Luisa Pimentel do Nascimento Ifes - campus Vila velha
  • Antonio Donizetti Sgarbi Ifes - campus Vila Velha

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i2.2519

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Análise do Discurso Crítica. Barragem de Fundão.

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). E, objetiva realizar análise bibliográfica, à luz dos pensamentos de Layargues e Lima (2014) a respeito das três macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental, das narrativas presentes em discursos publicados em revistas científicas, entre 2016 e 2022, acerca das questões socioambientais ligadas ao Rio Doce na última década, no que se refere aos impactos provocados pelo rompimento da Barragem Fundão. Para esta análise buscaram-se os estudos de Fairclough (2016) que entendem o discurso como um momento, uma dimensão da prática social. Os resultados evidenciaram a predominância da macrotendência crítica nos discursos analisados.

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Publicado

21-12-2023

Como Citar

PIMENTEL DO NASCIMENTO, Luisa; DONIZETTI SGARBI, Antonio. ANÁLISE DE CISCURSOS ACERCA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DO RIO DOCE EM REVISTAS CIENTÍFICAS (2016-2020). Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 103–111, 2023. DOI: 10.36524/saladeaula.v12i2.2519. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2519.. Acesso em: 27 jul. 2024.

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