Ensino de Física por Investigação: Usando o Arduíno como Ferramenta Educacional

Autores

  • TIAGO ADMIRAL Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i1.495

Palavras-chave:

Ensino de física. Arduino. Sequência Didática Investigativa

Resumo

Dada a necessidade constante de compreender melhor as maneiras de aplicação de novas tecnologias em sala de aula, este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência bem sucedida de ensino de física por investigação, utilizando-se de ferramentas tecnológicas como o arduino. A situação problema do trabalho foi como desenvolver um sistema capaz de controlar, de forma autônoma, a temperatura de um aquário mantendo a mesma dentro de uma faixa entre  23C e 27C. A pesquisa foi desenvolvida com a aplicação de uma Sequência Didática Investigativa (SEI) de cinco aulas, com alunos do terceiro ano do curso de ensino médio integrado em informática e, além dos conhecimentos desenvolvidos com os alunos, gerou um protótipo funcional que foi apresentado na feira de ciências da instituição.

Downloads

Publicado

17-08-2020

Como Citar

ADMIRAL, TIAGO. Ensino de Física por Investigação: Usando o Arduíno como Ferramenta Educacional: . Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 116–131, 2020. DOI: 10.36524/saladeaula.v9i1.495. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/495.. Acesso em: 25 nov. 2024.

Recebido em

05-02-2020

Aceito em

06-07-2020

Publicado em

17-08-2020

Artigos Semelhantes

111-120 de 145

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.