“EU SOU O QUE COMO?”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRANDO ESCOLA A ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL VISANDO À PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.
“I AM WHAT I EAT?”: A DIDACTIC SEQUENCE INTEGRATING SCHOOL WITH NON-FORMAL EDUCATION SPACES AIMING TO PROMOTE SCIENTIFIC LITERACY.
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1453Palabras clave:
Sistema digestório, Sequência didática, Educação não formal, Educação formal, Alfabetização científicaResumen
Este artigo mostra as possibilidades de uma sequência didática (SD) sociocultural com base no conteúdo do sistema digestório que integrou uma escola a espaços de educação não formal para a promoção da alfabetização científica. Dessa forma, alunos realizaram visitas ao Museu de Ciências da Vida e à Escola da Ciência, Biologia e História. Trata-se de um estudo de caso. A SD foi estruturada por meio dos três momentos pedagógicos de Delizoicov, validada a priori com base em Guimarães e Giordan (2011) e validada a posteriori com alunos da segunda série do ensino médio. Foram utilizados para a produção de dados um questionário diagnóstico inicial antes da aplicação da sequência, diários de bordos entregues aos alunos, um questionário final aplicado após a realização da sequência didática e fotografias. Os resultados mostram que essa prática educativa contemplou os três eixos da alfabetização científica de Sasseron e Carvalho (2008, 2011).
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.