O USO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.1684Palabras clave:
Histórias em Quadrinhos, Recurso Didático, Teorema de PitágorasResumen
Alinhar o uso do gênero literário História em Quadrinhos (HQ) nas aulas de matemática tornou-se uma excelente alternativa para cativar o aluno e proporcionar que o processo de ensino e aprendizagem ocorram de uma forma mais prazerosa, tendo em vista o interesse despertado por elas. Diante do exposto, esta pesquisa traz como objetivo investigar o uso da HQ no processo de ensino e aprendizagem do Teorema de Pitágoras através de elementos da História da Matemática em uma turma de 9º ano da Rede Municipal de Ensino de Vitória-ES. Para tanto, utilizar-se-á um HQ denominada "Quadrinhos matemáticos: problemas com o Teorema de Pitágoras?”. Nessa abordagem, é oportuno evidenciar que o recurso didático utilizado abriu portas para que o professor pudesse trabalhar elementos da História da Matemática relacionadas ao conteúdo matemático do Teorema de Pitágoras. Como resultados, observou-se vários aspectos positivos, uma vez que houve um ensino interdisciplinar, lúdico e criativo sobre a história e uso do Teorema de Pitágoras, de modo a favorecer o crescimento sociocognitivo e cultural do aluno.