A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM COM INDÍCIOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA PEDAGOGAS/OS

Autores/as

  • Kariele Coutinho Melado IFES
  • Giovani Zanetti Neto IFES

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i2.1675

Palabras clave:

Formação de Professores Pedagogos. Ensino de Ciências. Alfabetização Científica

Resumen

Este artigo refere-se a uma pesquisa de mestrado de abordagem qualitativa que, objetivou
investigar o potencial de uma ação de formação continuada para o ensino de ciências na perspectiva da Alfabetização Científica para pedagogos que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste âmbito, foi ofertado um curso de extensão, intitulado: “Dimensões Transdisciplinares para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem pela Alfabetização Científica”, com ações síncronas e
assíncronas, com articulação entre o Educimat, Cefor e profissionais de pedagogia. A abordagem teórica que fundamentou o estudo foi a Alfabetização Científica e os aspectos pedagógicos da formação de professores implementados conforme os processos metodológicos articulados a pedagogia libertadora. Os resultados evidenciaram a necessidade de incentivar a formação continuada de pedagogos, possibilitando a ampliação
de práticas pedagógicas para o ensino de ciências conduzindo o aluno a redescobertas.

Publicado

05-09-2022

Cómo citar

COUTINHO MELADO, Kariele; ZANETTI NETO, Giovani. A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM COM INDÍCIOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA PEDAGOGAS/OS . Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 5–19, 2022. DOI: 10.36524/saladeaula.v11i2.1675. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1675.. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artículos similares

111-120 de 145

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.