FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTUDO DE CASO DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO

Autores/as

  • José Wemerson Soares da Silva Faculdade Dom Alberto
  • João Victor Almeida Amorim Gomes Faculdade Dom Alberto

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i2.1560

Palabras clave:

Educação Inclusiva. Formação Docente. Inclusão Social.

Resumen

A formação de professores é fundamental para que se tenha resultados satisfatórios em seu desempenho docente, além de fomentar a inclusão social em ambiente escolar, compreender as falhas na formação dos professores é essencial para que compreenda e aprimore o processo formativo, tornando-o mais efetivo. Através do estudo de caso, analisamos as matrizes curriculares do curso de licenciatura em ciências biológicas do Instituto Federal Goiano Campus Ceres (Versões 2013-2017), observando como a inclusão social em ambiente escolar está inserida na formação docente. Através desta análise pudemos observar que a primeira matriz curricular do curso, continha uma formação com viés bacharelesca, com poucas evidências de uma licenciatura, com apenas duas disciplinas explícitas que evidenciavam a inclusão durante a formação dos futuros professores, já com a reformulação curricular, realizada em 2017, o curso ganhou novos componentes curriculares que abordam a inclusão escolar de forma efetiva.

Publicado

22-06-2022

Cómo citar

SOARES DA SILVA, José Wemerson; ALMEIDA AMORIM GOMES, João Victor. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTUDO DE CASO DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 34–41, 2022. DOI: 10.36524/saladeaula.v11i2.1560. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1560.. Acesso em: 25 nov. 2024.

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30-12-2021

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04-04-2022

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22-06-2022

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