DISCUSSÕES SOBRE COMPREENSÕES DE ALUNOS ACERCA DE FORMAS PLANAS E ESPACIAIS, SUAS REPRESENTAÇÕES E NOMENCLATURAS

Autores

  • Organdi Mongin Rovetta Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo
  • Sandra Aparecida Fraga da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1458

Resumo

O objetivo deste texto é analisar compreensões de alunos sobre formas plana e espacial a partir de interações realizadas em ambiente virtual durante estudo de sólidos geométricos com alunos do ensino médio. Tem como base uma pesquisa de mestrado, cuja prática desenvolvida integrou ambientes virtual e presencial. Dessa forma, a partir das discussões de Angel Gutiérrez sobre visualização, analizou-se algumas interações dos alunos durante a realização de uma tarefa desenvolvida durante a pesquisa. Além disso,  ampliou-se as discussões sobre ensino de geometria a partir dos estudos teóricos baseados em pressupostos da teoria histórico-cultural, mostrando alguns olhares para além da pesquisa de mestrado. Ao analisar as interações dos alunos,  observou-se que eles modificaram suas compreensões acerca das formas geométricas, bem como notou-se a necessidade de ampliar os tipos de tarefas a serem desenvolvidas para que os alunos possam ampliar sua compreensão acerca das representações e, consequentemente, a apropriação do conceito geométrico trabalhado.

Downloads

Publicado

31-03-2022

Como Citar

MONGIN ROVETTA, Organdi; FRAGA DA SILVA , Sandra Aparecida. DISCUSSÕES SOBRE COMPREENSÕES DE ALUNOS ACERCA DE FORMAS PLANAS E ESPACIAIS, SUAS REPRESENTAÇÕES E NOMENCLATURAS . Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 11, 2022. DOI: 10.36524/saladeaula.v11i1.1458. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1458.. Acesso em: 5 nov. 2024.

Recebido em

18-10-2021

Aceito em

04-02-2022

Publicado em

31-03-2022