A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E AS APRENDIZAGENS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE PARA O ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19: UMA EXPERIÊNCIA NO INTERIOR DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1384Palabras clave:
Educação não-formal. Covid-19. Agentes Comunitários de SaúdeResumen
O Agente Comunitário de Saúde (ACS), é um profissional inserido em equipes multidisciplinares do Sistema Único de Saúde (SUS), atuando na linha de frente no combate ao Sars-Cov-02, causador da Covid-19. O artigo busca evidências da educação não formal de ACS, ao analisar um recorte da produção brasileira de março a julho de 2020, voltada para o ensino não formal (enfrentamento ao novo Coronavírus), e rodas de conversa com ACS em Unidades de Saúde de uma pequena cidade do interior do Brasil, buscando elos entre a produção investigada e possíveis aprendizagens adquiridas por esses profissionais na transpandemia. Os resultados evidenciaram a educação não formal do ACS e importantes legados dessa educação para suas práticas comunitárias em saúde.