A POLINIZAÇÃO EM SALA DE AULA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ÊNFASE EM INSETOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1370

Palabras clave:

Polinizadores, Recursos didáticos, Metodologia alternativa, Interação ecológica

Resumen

A polinização é uma interação ecológica importante, sendo realizada por fatores abióticos ou polinizadores. Dentre os polinizadores, destacam-se os insetos. Apesar de relevância temática, o estudo sobre a importância da polinização não é frequentemente ensinado nas escolas de ensino básico. Tendo em vista as dificuldades para abordar o tema em sala, objetivou-se elaborar e validar uma sequência didática (SD) sobre polinização com foco em insetos. A SD foi aplicada para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e realizada em quatro etapas. Para obtenção dos dados, a metodologia de palavras-chave e produção de texto foram utilizadas, além da produção de fotografias. Verificou-se que a SD como recurso metodológico potencializou a aprendizagem dos estudantes, possibilitou novos conhecimentos e ressignificou conhecimentos prévios. Portanto, a SD aqui proposta é uma importante metodologia alternativa, permitindo aulas mais dinâmicas e conteúdo mais atrativo.

Publicado

31-03-2022

Cómo citar

RAYMUNDO, Thayna; DE CONTE CARVALHO DE ALENCAR, Isabel. A POLINIZAÇÃO EM SALA DE AULA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ÊNFASE EM INSETOS. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 22, 2022. DOI: 10.36524/saladeaula.v11i1.1370. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1370.. Acesso em: 23 nov. 2024.

##plugins.generic.dates.received##

11-09-2021

##plugins.generic.dates.accepted##

08-12-2021

##plugins.generic.dates.published##

31-03-2022

Artículos similares

21-30 de 53

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.