A POLINIZAÇÃO EM SALA DE AULA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ÊNFASE EM INSETOS
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1370Palavras-chave:
Polinizadores, Recursos didáticos, Metodologia alternativa, Interação ecológicaResumo
A polinização é uma interação ecológica importante, sendo realizada por fatores abióticos ou polinizadores. Dentre os polinizadores, destacam-se os insetos. Apesar de relevância temática, o estudo sobre a importância da polinização não é frequentemente ensinado nas escolas de ensino básico. Tendo em vista as dificuldades para abordar o tema em sala, objetivou-se elaborar e validar uma sequência didática (SD) sobre polinização com foco em insetos. A SD foi aplicada para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e realizada em quatro etapas. Para obtenção dos dados, a metodologia de palavras-chave e produção de texto foram utilizadas, além da produção de fotografias. Verificou-se que a SD como recurso metodológico potencializou a aprendizagem dos estudantes, possibilitou novos conhecimentos e ressignificou conhecimentos prévios. Portanto, a SD aqui proposta é uma importante metodologia alternativa, permitindo aulas mais dinâmicas e conteúdo mais atrativo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.