Habilidades visuais: uma vivência em sala de aula virtual em tempo de pandemia

Authors

  • José Carlos Pinto Leivas Universidade Franciscana-UFN

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i1.669

Keywords:

. Imaginação. Criatividade. Ensino e aprendizagem em Geometria

Abstract

neste artigo se apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada no primeiro semestre de 2020, com o objetivo de analisar como participantes de um Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria exploram a visualização, a imaginação e a criatividade em atividades geométricas. Foram aplicadas três atividades adaptadas do site Canguru Matemático, em três encontros realizados em plataforma digital, em virtude do período de isolamento social em que se encontram as atividades didáticas. Cada uma foi aplicada como fechamento das atividades nos três encontros consecutivos. Os dados foram coletados via WhatsApp, imediatamente após a aplicação da atividade. Além disso, as justificativas foram enviadas a posteriori ou elo mesmo instrumento. Os resultados corroboram estudos do Working Group do PME, indicando insuficiência de pesquisas envolvendo Representação e Visualização. Acredita-se que o experimento possa ser útil para outros profissionais envolvidos com o ensino de Geometria explorarem.

Published

17-08-2020

How to Cite

PINTO LEIVAS, José Carlos. Habilidades visuais: uma vivência em sala de aula virtual em tempo de pandemia. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 7–25, 2020. DOI: 10.36524/saladeaula.v9i1.669. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/669.. Acesso em: 25 nov. 2024.

Received

21-05-2020

Accepted

22-06-2020

Published

17-08-2020

Similar Articles

61-70 of 130

You may also start an advanced similarity search for this article.