ESTUDO DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO A PARTIR DA INCLINAÇÃO DE RUAS E RAMPAS
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v8i1.523Keywords:
Ensino de Matemática, Trigonometria, VygotskyAbstract
Neste artigo, relatamos uma proposta de ensino das razões trigonométricas no triângulo retângulo, em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental, em uma escola privada do município de Novo Hamburgo, RS. A proposta foi fundamentada na teoria de aprendizagem de Vygotsky, a qual preconiza que a aprendizagem deve ocorrer através da interação social entre indivíduos. Objetivando contextualizar o ensino das razões trigonométricas, em duplas, os alunos fotografaram diferentes ruas inclinadas da cidade. Através de uma análise das medidas no computador, aplicando as razões trigonométricas, chegaram ao valor da inclinação da referida rua. Os alunos relataram que a atividade foi fundamental não apenas em verificar o valor da inclinação, que foi muito distante do valor verificado de forma intuitiva, como também uma excelente aplicação da Matemática no cotidiano.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.