MUTIRÕES AGROECOLÓGICOS DO LABORATÓRIO VIVO: CULTIVANDO SABERES E BIODIVERSIDADE NA CIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i3.3179

Palavras-chave:

Mutirão, Trabalho, Educação ambiental, Agroecologia, Transição ecológica

Resumo

No âmbito do Curso de Formação de Eco Educadores, ao longo de 2023, foram realizados mutirões agroecológicos a fim de instalar a horta educativa, meliponário e jardim terapêutico do Programa Laboratório Vivo de ensino, pesquisa e extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Os mutirões constituem encontros de atuação coletiva, que articulam teoria e prática, em uma perspectiva inter-transdisciplinar, dialógica, horizontal e participativa, possibilitando trocas de saberes e construção coletiva do conhecimento, com base no trabalho como princípio educativo. Ao articular as dimensões da educação ambiental crítica, da agroecologia e da saúde integral, os mutirões do Laboratório Vivo representam uma importante estratégia para a consolidação de novas e antigas formas de trabalho cooperativo em prol da construção de novas relações socioambientais.

Biografia do Autor

  • Pedro Sérgio da Silveira, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

    Doutorando em Estado e Sociedade na Universidade Federal do Sul da Bahia (2024-2028). Coordenador do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Ifes - Campus Vila Velha (2019-2023).

  • Melissa Ferreira Ramos

    Graduada em Ciências Sociais (2014) e Mestre em Educação (2017) pela Universidade Federal de Viçosa. Ativista Socioambiental. Integrante do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Ifes - Campus Vila Velha (2020-2023).

  • Geneilcimar dos Santos Ferreira, Prefeitura Municipal de Vitória

    Engenheiro Agrônomo, Msc. em Fitotecnia. Área Técnica de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - Secretaria Municipal de Saúde de Vitória.

  • Stefany Spalenza Sperandio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes)

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Integrante do Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Ex-bolsista do Laboratório Vivo.

  • Laís Haddad Monteiro de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes)

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Integrante do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) - Campus Vila Velha.

Downloads

Publicado

05-07-2025

Como Citar

SÉRGIO DA SILVEIRA, Pedro; FERREIRA RAMOS, Melissa; DOS SANTOS FERREIRA, Geneilcimar; SPALENZA SPERANDIO, Stefany; HADDAD MONTEIRO DE CASTRO, Laís. MUTIRÕES AGROECOLÓGICOS DO LABORATÓRIO VIVO: CULTIVANDO SABERES E BIODIVERSIDADE NA CIDADE. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 136–148, 2025. DOI: 10.36524/saladeaula.v14i3.3179. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/3179.. Acesso em: 2 ago. 2025.

Artigos Semelhantes

21-30 de 140

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.