FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS À LUZ DO LABORATÓRIO VIVO: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i3.3156Palavras-chave:
Educação Ambiental, Formação Continuada, MOOC, Formação de EducadoresResumo
O artigo analisa as Propostas Pedagógicas Aplicadas (PPAs) desenvolvidas no primeiro ciclo de formação de educadores ambientais do "Projeto Rio Doce Escolar" em quatro municípios da bacia hidrográfica capixaba do Rio Doce. A pesquisa avaliou os efeitos dos cursos MOOCs (Massive Open Online Courses) "Hortas e Meliponários Educativos", "Jardins Terapêuticos Educativos", “O que é Laboratório Vivo?” e “Saberes Populares e a Educação Ambiental”, na construção das PPAs. Os resultados indicam que os MOOCs colaboraram para consolidar conceitos e práticas inspiradas em seus subsídios teóricos e metodológicos, promovendo a interdisciplinaridade e atendendo às diretrizes legais de Educação Ambiental. Constatou-se que as PPAs refletiram um enraizamento das premissas do Laboratório Vivo, com ênfase na integração de saberes populares e científicos, demonstrando a efetividade da formação continuada proposta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.