CONSUMO, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO

Autores

  • Flavia Nessrala Nascimento Instituto Federal do Espírito Santo - IFES
  • Maria das Graças Ferreira Lobino Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i3.2742

Palavras-chave:

Educação ambiental. Pegada ecológica. Sustentabilidade.

Resumo

O artigo tem como objetivo descrever os resultados de uma sequência de atividades, a qual explorou temas relacionados ao consumo e à sustentabilidade, sob a perspectiva da educação ambiental crítica, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. A sequência composta por nove aulas utilizou diferentes dinâmicas e instrumentos pedagógicos para seu desenvolvimento. Devido à suspensão das aulas presenciais, a sequência foi realizada por meios eletrônicos (aulas no Google Meet, aplicação de formulários). Analisando as respostas dos formulários e as discussões ocorridas nas aulas, constatou-se que os alunos possuem alguma consciência ambiental, no entanto não foi possível medir o grau de comprometimento com questões relacionadas à preservação do ambiente. Como resultado, ressaltou-se a importância do desenvolvimento contínuo de atividades que estimulem a consciência socioambiental dos estudantes.

Downloads

Publicado

31-12-2024

Como Citar

NESSRALA, Flavia; FERREIRA LOBINO, Maria das Graças. CONSUMO, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 62–80, 2024. DOI: 10.36524/saladeaula.v13i3.2742. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2742.. Acesso em: 5 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 98

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.