RECOMENDAÇÕES DE ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DISTINTAS CONDIÇÕES DE BAIXA VISÃO OU DALTONISMO EM EXAMES DE LARGA ESCALA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i1.3075Palavras-chave:
Acessibilidade, Avaliação Externa, Baixa visão, Daltonismo, Atendimento DiferenciadoResumo
As avaliações em larga escala são base para a elaboração das políticas educacionais no Brasil. Esse instrumento mensura o desempenho dos estudantes com diferentes condições de acesso às provas. O objetivo deste artigo é apresentar recomendações de recursos e estratégias de acessibilidade para pessoas com Baixa Visão e Daltonismo participantes dos exames em larga escala. Este recorte deriva de um estudo que gerou um relatório orientador sobre a acessibilidade na elaboração e aplicação de avaliações como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e foi desenvolvido por meio de pesquisa exploratória e análise de itens com imagens, folhas de redação e a seleção de cores e contrastes utilizados nas avaliações. O estudo destaca a necessidade de adequações nas avaliações, referentes à qualidade das imagens, ao uso de descrição de imagens, recursos táteis e provas coloridas com bom contraste e em macrotipos.
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