PROMOVENDO AUTONOMIA E APRENDIZAGEM

DESENVOLVIMENTO DE PROJETO INTERDISCIPLINAR EM UM CURSO TÉCNICO A DISTÂNCIA

Autores

  • Dulcileia Marchesi Costa Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes https://orcid.org/0000-0003-1102-2072
  • Esther Ortlieb Faria de Almeida Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes
  • Mariana Biancucci Apolinário Barbosa Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i2.2959

Palavras-chave:

Educação a Distância. Metodologias Ativas. Projeto Interdisciplinar. Curso Técnico.

Resumo

Na Educação a Distância, as estratégicas metodológicas devem favorecer o protagonismo dos discentes. Nesse sentido, este estudo objetivou avaliar o desenvolvimento de um Projeto Interdisciplinar em um curso técnico a distância para oportunizar a autonomia e a aprendizagem dos alunos. Trata-se de uma pesquisa aplicada, qualitativa, exploratória e de estudo de caso. Após o planejamento e a implementação deste projeto, foi realizada a avaliação com a aplicação de questionário e todos os respondentes afirmaram que este projeto favoreceu a integração entre teoria e prática. Verificou-se que para 98,4% a atividade contribuiu para o desenvolvimento de sua capacidade de aprendizagem com autonomia. As palavras mais citadas sobre a atividade foram “conhecimento”, “aprendizagem”, “orientações", “ferramentas digitais”, “trabalho em equipe”, “interação” e “prática". Assim, conclui-se que Projeto Interdisciplinar favoreceu o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e afetivas dos alunos.

Biografia do Autor

  • Dulcileia Marchesi Costa, Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

    Lattles: http://lattes.cnpq.br/7208473596641602
    Graduação: Ciências Biológicas
    Mestrado: Biologia Animal
    Doutorado: Cognição e Linguagem (Acessibilidade)

  • Esther Ortlieb Faria de Almeida, Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1986), Pós-graduação em Língua Portuguesa pela PUC - MG (1994) e mestrado em Estudos Literários, também pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2000). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes, atuando nas modalidades de ensino presencial e EaD nos níveis médio, superior e pós-graduação. Tem experiência na área de Letras-Português, com ênfase Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, atuando principalmente nas seguintes áreas: Ensino e Educação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Metodologia de Pesquisa Científica e Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.

  • Mariana Biancucci Apolinário Barbosa, Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006) e Mestrado em Gestão Pública (2016) pela mesma Instituição. Atualmente, é Professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Ifes e está lotada no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor).

Downloads

Publicado

30-10-2024

Como Citar

MARCHESI COSTA, Dulcileia; ORTLIEB FARIA DE ALMEIDA, Esther; BIANCUCCI APOLINÁRIO BARBOSA, Mariana. PROMOVENDO AUTONOMIA E APRENDIZAGEM: DESENVOLVIMENTO DE PROJETO INTERDISCIPLINAR EM UM CURSO TÉCNICO A DISTÂNCIA. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 58–69, 2024. DOI: 10.36524/saladeaula.v13i2.2959. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2959.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

11-20 de 110

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.