CAMINHOS PARA A EQUIDADE:

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ELETIVA SOBRE CULTURA E LUTA ANTIRRACISTA

Autores

  • Amanda Dasilio Secretaria de Educação do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2582

Palavras-chave:

Equidade, Educação antirracista, Diversidade, Cultura

Resumo

O presente artigo relata uma experiência sobre uma eletiva com a temática de educação étnico-racial para o ensino médio, que tem como objetivo geral sensibilizar os alunos sobre a importância de combater o racismo e promover a conscientização sobre a diversidade. Os principais conceitos abordados foram a cultura afro-brasileira, os movimentos negros, o colorismo e ações afirmativas. Os fundamentos pedagógicos para a orientação das atividades foram extraídos principalmente do construtivismo piagetiano e da pedagogia freiriana. Tentou-se priorizar o uso de metodologias ativas, a interatividade, a pesquisa e os debates. Tertúlias de obras significativas, um debate sobre personalidades negras célebres e uma sessão de cinema complementam a disciplina. A conclusão destaca os excelentes resultados da eletiva, promovendo reflexões sobre o cotidiano e o compartilhamento de vivências sob uma perspectiva histórica e cultural.

Downloads

Publicado

06-06-2024

Como Citar

DASILIO, Amanda. CAMINHOS PARA A EQUIDADE: : RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ELETIVA SOBRE CULTURA E LUTA ANTIRRACISTA . Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 222–232, 2024. DOI: 10.36524/saladeaula.v13i1.2582. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2582.. Acesso em: 6 out. 2024.

Recebido em

28-01-2024

Aceito em

27-03-2024

Publicado em

06-06-2024

Artigos Semelhantes

21-30 de 82

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.