A Importância do Ensino de Ciências na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v10i2.1036Palavras-chave:
Ensino de ciências. Educação infantil. Alfabetização científica. Ensino por Investigação. Formação de professores.Resumo
O presente relato de experiência buscou retratar a importância do Ensino de Ciências na Educação Infantil, analisando as vivências e práticas pedagógicas profissionais, bem como, propor novos métodos e discutir os desafios e possibilidades enfrentados no ambiente escolar, proporcionando conhecimento e aguçando a curiosidade do educando na perspectiva de iniciação da Alfabetização Científica nesta etapa de educação, pautado em referenciais teóricos que norteiam a Educação, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Referente à metodologia aplicada para atingir os nossos objetivos, foram necessários à realização da pesquisa bibliográfica, com intuito de obtermos maiores informações sobre o assunto abordado, e melhor fundamentação para a realização da análise de dados, de campo, utilizando a técnica de observação participante, e exploratória a qual, aconteceu mediante aplicação de entrevistas semiestruturadas com a professora e pedagoga da turma em questão, tendo o intuito de compreender a concepção destes profissionais no que tange ao Ensino de Ciências, bem como, as práticas pedagógicas aplicadas a essa faixa etária. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as práticas pedagógicas dos docentes da Educação Infantil de um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de Vitória (ES), referente ao Ensino de Ciências. A pesquisa evidencia e deixa claro a importância e as possibilidades de práticas pedagógicas que incentivem o Ensino de Ciências nessa etapa de Educação, de forma contextualizada, sistematizada, interdisciplinar, didática e lúdica, pautadas nas interações e brincadeiras, contemplando as múltiplas linguagens. Partindo da proposição de atividades direcionadas, valorizando os saberes populares em diálogo com os saberes científicos, além dos saberes de diversos professores e comunidade escolar, à luz da alfabetização científica, na intencionalidade de formação do cidadão crítico, reflexivo, questionador e responsável pelo meio em que vive. Cabe aqui mencionar também as dificuldades encontradas no decorrer do processo como, a falta de formação inicial e continuada do docente em Ciências/Biologia, fator que trouxe alguns desafios, uma vez que, nem sempre havia domínio quanto ao conteúdo abordado, precisando apropria-se do assunto através de pesquisas por ela realizadas. Este dado corrobora com o pressuposto da problemática de formação inicial e continuada para docentes dessa etapa de educação básica. Outros fatores limitantes foram associados ao espaço e recursos insuficientes, pois a maioria dos Centros Municipais de Educação Infantil não dispõe de laboratório, e materiais para realização de determinadas práticas pedagógicas, entendemos que tais recursos somados a este espaço, tornam-se de grande valia e oportuniza grandes descobertas. Ao final, propôs-se compilar o resultado destas análises em um artigo, a ser socializado junto aos sujeitos, bem como, a mostra permanente de atividades produzidas ao longo do ano letivo pelos alunos, para toda comunidade escolar. Logo, o trabalho em tela reforça e proporciona a interdisciplinaridade, uma vez que, potencializam propostas curriculares estabelecidas no currículo das ciências naturais, explorando questões ligadas ao meio ambiente, economia, saúde, etc. Esta pesquisa contribui ativamente, ressaltando a importância do Ensino de Ciências na Educação Infantil, valorizando a produção do aluno, bem como, o processo de formação continuada do docente.
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