AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE IN NATURA UTILIZADO EM LATICÍNIO DO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Renan de Mello Spadetto Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes
  • Gabriel Domingos Carvalho Ifes
  • Clayton Perônico-Almeida Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes
  • Dayse Aline Silva Bartolomeu Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.978

Palavras-chave:

controle de qualidade, leite cru, segurança alimentar

Resumo

O leite é um produto importante na alimentação humana, sendo um alimento amplamente consumido e com alto nível e risco de contaminação, por isso, torna-se essencial a realização do controle de qualidade a fim de garantir os padrões mínimos de exigência do produto que chegam à mesa do consumidor. O leite de baixa qualidade apresenta capacidade industrial reduzida, ficando sujeito a alterações em suas características físico-químicas gerando descarte do produto e aumentando os custos de produção. Neste contexto, objetivou-se com este trabalho avaliar a qualidade do leite in natura utilizado no processo produtivo de laticínio do sul do estado do Espírito Santo. Os valores médios dos parâmetros composição físico-química, contagem de células somáticas (CCS), contagem bacteriana total (CBT), temperatura de recepção, acidez, pH e crioscopia, ficaram dentro dos padrões estabelecidos pela legislação vigente. No entanto, do total de 70 amostras analisadas, foram encontradas 37 (52,86%) e 26 (37,14%) com valores de CCS e CBT, respectivamente, acima dos padrões máximos determinados pela legislação. Dessa forma, se faz necessário a implementação de boas práticas de produção, adequações ao manejo sanitário do rebanho e higiene durante a ordenha, com adoção de programas de assistência técnica e capacitações para os produtores associados.

Biografia do Autor

Renan de Mello Spadetto, Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

Graduado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Castelo- FACASTELO no ano de 2013. Mestre em Ciências Veterinárias na Linha de pesquisa Diagnóstico e Terapêutica de Enfermidades Clínico-Cirúrgicas pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2015). Especialista em Controle de Qualidade e Segurança de Alimentos pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes Campus Piúma). Médico Veterinário responsável e proprietário da COPEC - Consultoria e treinamentos em pecuária. Médico Veterinário do setor de qualidade do leite do Laticínio Venda Nova - AAGROPE. Atende propriedades leiteiras pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-ES).

Gabriel Domingos Carvalho, Ifes

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes - Campus Piúma). Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mestrado e Doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Especialista em Práticas Pedagógicas para Professores (Ifes). Possui Aperfeiçoamento em Formação Docente para Educação a Distância (Ifes) e Aperfeiçoamento em Inclusão e Educação Especial (Ifes). Atuou como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG (2010-2017), exercendo os cargos de Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG - Campus Salinas (2012-2014) e Diretor do Departamento de Ensino Superior da Pró-Reitoria de Ensino do IFNMG (2014-2016). Atualmente, no Ifes Campus Piúma, atua como docente e Coordenador do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Controle de Qualidade e Segurança de Alimentos e como docente nos cursos de Graduação em Engenharia de Pesca e Técnico em Aquicultura. Também é professor Orientador no Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária do IFNMG Campus Salinas. Atua nas áreas de Patologia Animal, Parasitologia Animal, Medicina da Conservação e Educação Inclusiva. Membro dos Grupos de Pesquisa: Ecologia Microbiana; Sedimentologia e Dinâmica Ambienta; GEPEC - Grupo de Estudos em Pesca e Conservação; GEPIDi - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Interculturalidade e Diversidade.

Clayton Perônico-Almeida, Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

Doutor em Ciências Naturais na área de concentração de Geologia Ambiental e Conservação de Recursos Naturais pela UFOP. Mestre em Geologia na área de concentração da Paleontologia e Estratigrafia pela UFRJ. Especialista em Fisiologia Animal e Humana pela PUC/Minas. Graduado em Ciências pela PUC/Minas. Atua nos campos da Evolução Biológica, da Biologia Comparada, da Geociências, da Extensão Tecnológica e da Pesquisa Aplicada. Atualmente é docente do Instituto Federal do Espírito Santos - Ifes.

Dayse Aline Silva Bartolomeu Oliveira, Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade do Estado da Bahia (2004). Mestrado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná (2011). Doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná (2015). Atualmente é professora do Curso Técnico em Processamento de Pescado do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Piúma. Inventora principal de uma patente já publicada junto ao INPI. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia e processamento de pecado, atuando principalmente nos seguintes temas: aproveitamento de resíduos limpos da indústria pesqueira, qualidade e desenvolvimento de novos produtos.

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Spadetto, R. de M. ., Carvalho, G. D., Perônico-Almeida, C. ., & Oliveira, D. A. S. B. . (2021). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE IN NATURA UTILIZADO EM LATICÍNIO DO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Revista Ifes Ciência , 7(1), 01-10. https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.978

Edição

Seção

Ciências Agrárias e Meio Ambiente