IDSIP – PROPOSTA DE INDICADOR DE DESEMPENHO EM SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.959Palavras-chave:
iluminação pública, eficiência energética, indicador de desempenhoResumo
O presente trabalho compreende o desenvolvimento de um indicador de desempenho a ser empregado na avaliação de sistemas de iluminação pública - IDSIP, que considera, além do consumo energético, a qualidade da iluminação empregada em vias públicas. Nesse sentido, é fundamental ampliar a discussão sobre as funções da iluminação urbana, que ultrapassam o tráfego de veículos e a sensação de segurança, visto que a iluminação artificial noturna também tem a função de tornar cidades reconhecíveis, de proporcionar situações de apreciação e percepção do espaço urbano, de valorizar patrimônios relevantes da cidade, de retratar sua história por meio de percursos, e assim promover o turismo, o lazer, o comércio e a cultura. O IDSIP considera parâmetros de iluminância, uniformidade, índice de reprodução de cores, consumo energético, compatibilização com a arborização, uso de dispositivos de controle de fluxo e acionamento, possibilitando aos gestores públicos a realização de melhores investimentos. Após o desenvolvimento do indicador, sua aplicação foi validada por meio de simulações em vias públicas do município de Vitória - ES, concluindo que a relação lumens por Watt não deve ser o único parâmetro empregado na avaliação de desempenho de sistemas de iluminação pública. Demonstrou que uma melhor distribuição dos pontos de iluminação somada a uma distribuição fotométrica adequada do equipamento utilizado e ao correto dimensionamento da potência e do fluxo luminoso das fontes de luz são mais eficientes energeticamente e prestigiam também os aspectos qualitativos da iluminação do espaço urbano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).