ANÁLISE DE ADULTERAÇÃO DE ALIMENTOS POR ESPECTROSCOPIA NA REGIÃO DO INFRAVERMELHO PRÓXIMO COM INSTRUMENTO PORTÁTIL: UMA REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i3.2210Palavras-chave:
alimentos, NIR portátil, quimiometria, NIR, conformidade, controle de qualidadeResumo
Alguns alimentos apresentam grande valor nutricional ou econômico. Assim, o controle de qualidade precisa atender a padrões para garantir qualidade do produto. Entretanto, há crescimento de adulterações de alimentos, cujo principal objetivo é obter lucros com rótulos desconformes. Uma metodologia encontrada na literatura que visa identificar não conformidades de alimentos é a espectroscopia infravermelho na região do próximo (NIR) portátil. A análise por NIR portátil é uma tecnologia promissora para garantir a qualidade dos alimentos, isso porque possibilita análises in loco, em tempo real, de fácil uso, sem preparo amostral, além de apresentar tamanho reduzido e baixo custo. A aplicação de análise multivariada em associada ao NIR portátil é imprescindível para diminuir efeitos de interferentes e sobreposições de bandas e facilitar a interpretação espectral. Com isso, o objetivo desse trabalho foi realizar uma pesquisa sistemática (via Web of Sciente, Scopus e PubMed) dos trabalhos encontrados na literatura que visaram utilização do NIR portátil e quimiometria em análises de conformidades de alimentos. Os resultados mostraram que o Brasil é o segundo país com maior número de publicações. Além disso, nota-se que as pesquisas, mais encontrados na literatura, destinam-se em determinar variáveis relacionadas a qualidade de alimentos (teor de sólidos solúveis, gorduras, pH, entre outros) ou verificar fraudes (adulteração com produtos de menor qualidade ou adição de substâncias para sublimar a perícia forense). Ademais, pesquisas que visam adulterações de alimentos por NIR portátil em diferentes matrizes de alimentos ainda estão em desenvolvimento contínuo de artigos com interesse no desenvolvimento de novas abordagens.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).