IDENTIFICAÇÃO E PROPOSTA DE MEDIDAS DE CONTROLE DOS RISCOS PRESENTES NAS FUNÇÕES DOS COLABORADORES DE UMA MINERADORA DE DIAMANTES
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v8i1.1667Palavras-chave:
saúde do trabalhador; mineração; riscos ocupacionais; diamante.Resumo
O objetivo deste artigo foi identificar os riscos das funções desempenhadas pelos colaboradores em uma mineração de diamantes e sugerir melhorias em relação à Saúde e Segurança dos funcionários. A metodologia consistiu na antecipação, identificação e classificação dos fatores de risco e sugestão de medidas de controle. Todas as funções desempenhadas apresentaram algum tipo de risco (físico, químico, biológico, ergonômico e de acidentes) inerente à sua atividade e, consequentemente, medidas de controle foram sugeridas para cada um dos riscos. Os funcionários do administrativo apresentaram apenas riscos ergonômicos (má postura, trabalho repetitivo e barulho excessivo). As demais funções analisadas apresentaram mais riscos, semelhantes e classificados em físicos (ruído, calor e vibrações), químicos (material particulado), biológicos (vírus, fungos e bactérias), ergonômicos (má postura, trabalho repetitivo e barulho excessivo) e de acidentes (equipamentos de proteção individual inapropriados, máquinas sem proteção, queda de pessoas, choques elétricos, tombamento e deslizamento dos equipamentos). A análise de riscos e sugestões de medidas de controle serão primordiais na construção do Programa de Gerenciamento de Riscos e contribuirão na melhoria dos aspectos de saúde e segurança dos colaboradores da empresa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).