EDUCAÇÃO E COVID-19: A ARTE DE REINVENTAR A ESCOLA MEDIANDO A APRENDIZAGEM “prioritariamente” PELAS TDIC

Autores

  • Josiane Brunetti Cani Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Elizabete Gerlânia Caron Sandrini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Gilvan Mateus Soares Escola Municipal José Maria dos Mares Guia
  • Kamila Scalzer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v6i1.713

Palavras-chave:

Educação; Covid-19; ensino-aprendizagem; TDIC.

Resumo

O início do século XXI suscitou a humanidade a uma mudança de comportamento em diversos segmentos para se adequar à pandemia desencadeada pela Covid-19. Dentre esses ambientes de transformação, a educação, embora já lidasse com as tecnologias digitais em determinados momentos, precisou se adaptar de modo radical a esses recursos. Essa realidade exigiu dos profissionais da educação habilidades até então não obrigatórias, pois mesmo quem não trabalhava com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) passou a fazer uso delas para o processo de aprendizagem no momento em que se enfrenta a pandemia. Nesse cenário, o objetivo deste estudo é apresentar aplicativos e recursos educacionais para o trabalho on-line nas escolas. Para esse propósito, a metodologia do estudo, qualitativa e de caráter exploratória, evidencia as possibilidades de estratégias de aprendizagem por intermédio das tecnologias digitais. Constata-se que o meio digital, com uma integração estratégica de processo de ensino-aprendizagem e tecnologias, oferece inúmeros recursos eficazes de mediação remota para uso educacional.

Downloads

Publicado

13-06-2020

Edição

Seção

Artigos científicos

Como Citar

EDUCAÇÃO E COVID-19: A ARTE DE REINVENTAR A ESCOLA MEDIANDO A APRENDIZAGEM “prioritariamente” PELAS TDIC . (2020). Revista Ifes Ciência , 6(1), 23-39. https://doi.org/10.36524/ric.v6i1.713

Artigos Semelhantes

41-50 de 135

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)