A LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO VULNERÁVEL DE MANGUINHOS
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v4i1.327Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Ensino de ciências, Leitura, Contexto vulnerávelResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência pedagógica de utilização da biblioteca em uma escola pública situada em uma favela na cidade do Rio de Janeiro como forma de suscitar o interesse no ensino de ciências. Para tanto, foi contemplada a contextualização, a desalienação e a transformação da realidade tendo, como ponto de partida, a leitura de textos literários. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-formação, com uso de diário de campo obtido por meio das observações das atividades realizadas na biblioteca durante o ano de 2017. Conclusões nos levam a acreditar que a biblioteca se caracteriza como alternativa viável dentro do espaço escolar que impulsiona o interesse dos alunos pelas aulas e pelos conteúdos científicos e auxilia os professores na articulação e na mediação do ensino de ciências visando o alcance de uma educação comprometida com a realidade dos alunos, em especial, num território vulnerável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).