ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v8i1.1886Palavras-chave:
CTSA, Educação Profissional e Tecnológica, Currículo IntegradoResumo
Estratégias, metodologias e organizações de currículos integrados têm sido o foco de projetos de educação integrada nas redes de ensino que desafiam as trajetórias formativas de escolarização, principalmente as instituições que trazem em seu bojo também a formação profissional. Nesse cenário, o Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Colatina, iniciou estudos acerca da elaboração do currículo integrado na educação profissional técnica e tecnológica, baseado na educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), para a apropriação de conhecimentos que possam auxiliar uma nova proposta curricular. Sobre esse movimento, o objetivo deste artigo é propor estratégias formativas que possam subsidiar ações fundamentadas pela educação CTSA, visando à construção de um currículo Integrado na Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio por meio de uma pesquisa Design-Based Research (DBR), segundo Herrington e colaboradores, para unir um projeto teoricamente consistente com as necessidades e validações locais de uma comunidade de aprendizagem. A proposta permitiu identificar que a estratégia integrada posiciona os alunos como responsáveis pelas decisões a serem tomadas na aquisição de conhecimentos, recorrendo a valores de relevância coletiva, como empatia, solidariedade, compromisso social e fraternidade.
Palavras-chave: CTSA; Educação Profissional e Tecnológica; currículo integrado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).