ENSINO DE QUÍMICA E ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA AEP: A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE CONTEÚDOS QUÍMICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Paula Vivaldi Nascimento Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vila Velha, 29106-010, ES. Brasil
  • Fabiana Kauark Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vila Velha, 29106-010, ES. Brasil
  • Paulo Rogério Garcez de Moura Universidade Federal do Espírito Santo, Campus Vitória, 29075-710, ES. Brasil.
  • André Luís Silva da Silva UNIPAMPA - Campus Caçapava do Sul, 96570-000, RS. Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2649

Palabras clave:

formação de professores, aprendizagem química, Atividade Experimental Problematizada, conteúdos químicos

Resumen

A transição do Ensino de Ciências do Fundamental, anos iniciais para os anos finais, ainda é um desafio na Educação Básica, pois envolve mudanças tanto na estrutura curricular tanto no perfil de professores e quanto dos próprios estudantes. Muitos conceitos científicos são ensinados de forma superficial pelos professores do Ensino Fundamental, podendo comprometer o nível cognitivo dos estudantes no decorrer do Ensino Médio. Neste contexto, esta pesquisa buscou formar e auxiliar professores dos anos iniciais na organização de Atividades Experimentais Problematizadas (AEP), a partir das habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com a proposta de investigar a aprendizagem química e o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos estudantes quanto a aplicação das AEP. A metodologia da pesquisa adotada foi do tipo pesquisa-intervenção com a abordagem qualitativa dos professores do 5º ano de uma escola privada de ensino básico, na cidade de Vila Velha - ES. A análise dos resultados obtidos na criação das AEPs mostrou que tais problematizações fizeram com que os professores aprofundassem em conceitos científicos fundamentais para o Ensino Básico, confirmando que as AEPs permitem o avanço dos níveis cognitivos dos estudantes.

Diagram showing the training of elementary school teachers in the development and application of Problematized Experimental Activities (AEP) using a supplementary chemistry textbook as a teaching tool.

Publicado

30-06-2024

Cómo citar

ENSINO DE QUÍMICA E ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA AEP: A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE CONTEÚDOS QUÍMICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2024). Revista Ifes Ciência , 10(2), 01-16. https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2649

Artículos similares

51-60 de 364

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.