TECNOLOGIA E LUDICIDADE EM HISTOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Joana Lúcia Alexandre de Freitas Faceli
  • Karina Carvalho Mancini UFES

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.829

Palavras-chave:

Histologia; Aprendizagem; Escola; Neurociências; Ludicidade.

Resumo

Histologia é um ramo da Biologia que estuda a organização dos tecidos, suas origens e funções. Apesar da importância, há poucos relatos de experiência nessa temática, sobretudo com a modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Por esta razão, propôs-se com o presente estudo promover um conhecimento duradouro e significativo com base nas orientações das neurociências, ludicidade e tecnologias da comunicação e informação como alternativa ao método tradicional de identificação e classificação dos tecidos histológicos. Para tanto, foram desenvolvidas aulas expositivas dialogadas, associadas à jogos, pesquisa e experimentação. Os resultados demonstraram sucesso e motivação para aprendizagem, além de poderem proporcionar incentivo aos professores para adaptar tais metodologias às realidades educacionais locais, favorecendo o processo de ensino de outros componentes curriculares da Educação Básica.

 

Biografia do Autor

Karina Carvalho Mancini, UFES

Possui graduação - Bacharelado e Licenciatura - em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado (2003) e pós-doutorado (2007) em Biologia Celular e Estrutural pela mesma universidade. Atualmente é professora Associada II na Universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus. Tem experiência na área de Morfologia (estrutura, ultra-estrutura e citoquímica), com ênfase na morfologia espermática de invertebrados, principalmente insetos. Atualmente trabalha em Ensino de Biologia, principalmente relacionado a produção de materiais didáticos. Foi coordenadora do PIBID/Ciências Biológicas/CEUNES de 2012 a 2017. Foi Coordenadora Adjunta do PROFBIO/CEUNES em 2017 e desde 2018 é Coordenadora do mesmo Programa. Atua como docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBT), Ensino na Educação Básica (PPGEEB) e Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO), todos em nível mestrado e vinculados a Universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus (CEUNES/UFES).

Downloads

Publicado

2021-05-21

Como Citar

Alexandre de Freitas, J. L., & Mancini, K. C. . (2021). TECNOLOGIA E LUDICIDADE EM HISTOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS . Revista Ifes Ciência , 7(1), 01 - 18. https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.829

Edição

Seção

Ciências Linguística, Letras e Artes