A LITERATURA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ESTUDO DE OUTROS SABERES
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v8i1.1478Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Literatura, Sociologia, Filosofia, HistóriaResumo
O hábito da leitura é crucial para desenvolver a capacidade de interpretação de texto e, consequentemente, ajuda na compreensão dos conceitos e conteúdos de quaisquer áreas do conhecimento. Este artigo visa, então, apresentar a literatura não só como um valioso instrumento para fomentar o gosto pela leitura, como também para estimular os estudos de outros Saberes, quais sejam, Filosofia, Sociologia e História. Essa prática vai ao encontro de uma visão mais global para a formação do indivíduo e se realiza nos currículos escolares por meio da interdisciplinaridade. Realizou-se uma experiência com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio e a avaliação qualitativa demonstrou que a ação teve impacto positivo tanto para estimular a leitura como para estudar outras matérias e ampliar a visão de mundo do aluno.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).