APRENDIZAGEM INVENTIVA E AVALIAÇÃO NO NOVO REFERENCIAL CURRICULAR DE VIANA: SER = FAZER = CONHECER
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i3.2303Palabras clave:
Aprendizagem inventiva, devir, signos, subjetividade, avaliaçãoResumen
Este artigo vai compondo as relações entre aprendizagens inventivas e avaliações no novo Referencial Curricular de Viana-ES, inicialmente, apoiando-se em Kastrup, Deleuze e Guattari como principais autores para essa caminhada entre possíveis devir. Elementos teóricos apontam os caminhos dessa proposta, caminhos estes dos conceitos como invenção, signos e a subjetividade. Como metodologia, percorro na tentativa de revisar importantes textos dos autores supracitados e o cotidiano escolar para potencializar os conceitos que compõem a aprendizagem inventiva. E assim, tecendo possíveis devir a fim de dar outras possibilidades de inserção em práticas concretas das avaliações e aprendizagens inventivas presentes no Referencial Curricular de Viana-ES.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).