A MATEMÁGICA E O PENSAMENTO ALGÉBRICO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i1.2449Palavras-chave:
matemática, álgebra, matemágica, ensino fundamentalResumo
A álgebra é um ramo da matemática que pode ser desafiador para alunos do Ensino Fundamental. Nessa pesquisa, tem-se como objetivo investigar que contribuições algumas matemágicas podem trazer para o desenvolvimento do pensamento algébrico. A matemágica é uma atividade lúdica que mescla matemática e ilusionismo. Foi realizado um estudo do tipo experimento de ensino no qual foram aplicadas três matemágicas com estudantes de sétimo ano de uma escola de rede privada localizada no município de Linhares/ES. Ao final, realizou-se um questionário para saber a opinião dos participantes sobre a atividade. A análise baseou-se em categorias do Pensamento Algébrico. Dentre as classificações estabelecidas, a pesquisa evidenciou que a categoria exploração de propriedades e relações entre números inteiros e a categoria simbolização de quantidades e operação com expressões simbólicas foram as mais utilizadas entre os que apresentaram soluções com uso do pensamento algébrico. Além disso, verificou-se sujeitos que não se encaixaram em nenhuma das categorias, ou seja, que tiveram dificuldade em desenvolver um pensamento algébrico. Conclui-se neste estudo, que a matemágica pode ser um instrumento motivador para o desenvolvimento do pensamento algébrico, porém necessita que o trabalho seja desenvolvido de forma gradual e sistematizado, dialogando com os estudantes durante todo o processo de ensino, aprendizagem e avaliação da aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).