A MATEMÁGICA E O PENSAMENTO ALGÉBRICO

Autores

  • Mayara dos Santos Zanardi Instituto Federal do Espírito Santo Campus Nova Venécia, 29830-000 Nova Venécia – ES, Brasil
  • José Carlos Thompson da Silva Instituto Federal do Espírito Santo Campus Nova Venécia, 29830-000 Nova Venécia – ES, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8412-9239

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v10i1.2449

Palavras-chave:

matemática, álgebra, matemágica, ensino fundamental

Resumo

A álgebra é um ramo da matemática que pode ser desafiador para alunos do Ensino Fundamental. Nessa pesquisa, tem-se como objetivo investigar que contribuições algumas matemágicas podem trazer para o desenvolvimento do pensamento algébrico. A matemágica é uma atividade lúdica que mescla matemática e ilusionismo. Foi realizado um estudo do tipo experimento de ensino no qual foram aplicadas três matemágicas com estudantes de sétimo ano de uma escola de rede privada localizada no município de Linhares/ES.  Ao final, realizou-se um questionário para saber a opinião dos participantes sobre a atividade. A análise baseou-se em categorias do Pensamento Algébrico. Dentre as classificações estabelecidas, a pesquisa evidenciou que a categoria exploração de propriedades e relações entre números inteiros e a categoria simbolização de quantidades e operação com expressões simbólicas foram as mais utilizadas entre os que apresentaram soluções com uso do pensamento algébrico. Além disso, verificou-se sujeitos que não se encaixaram em nenhuma das categorias, ou seja, que tiveram dificuldade em desenvolver um pensamento algébrico. Conclui-se neste estudo, que a matemágica pode ser um instrumento motivador para o desenvolvimento do pensamento algébrico, porém necessita que o trabalho seja desenvolvido de forma gradual e sistematizado, dialogando com os estudantes durante todo o processo de ensino, aprendizagem e avaliação da aprendizagem.

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Publicado

20-06-2024

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Como Citar

A MATEMÁGICA E O PENSAMENTO ALGÉBRICO. (2024). Revista Ifes Ciência , 10(1), 01-13. https://doi.org/10.36524/ric.v10i1.2449

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