CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA E SUAS INFLUÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i1.1510Palavras-chave:
Ensino de Química, Contextualizar, PCNEM, Ciência e tecnologia, CidadaniaResumo
Contextualizar o ensino significa primeiramente assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto. Nos PCNEMs, a contextualização é apresentada como recurso por meio do qual se busca dar um novo significado ao conhecimento escolar, possibilitando ao aluno uma aprendizagem mais ampla e significativa. Neste estudo, buscou-se verificar a percepção que os discentes de duas instituições públicas de ensino sobre as influências do ensino de química na compreensão de fenômenos rotineiros do cotidiano. A avaliação ocorreu por meio da aplicação de questionários e da observação da prática docente. A metodologia usada e a apresentação dos resultados são organizadas em tópicos norteadores que se interrelacionam-se. Os resultados apurados paras as instituições IFPI e UEWMS mostram, respectivamente, que apenas cerca de 27% e 19% do alunado afirmam haver relação dos conteúdos trabalhados em sala com o seu cotidiano, além que, apresenta um resultado ainda mais frágil, quanto a relação da disciplina com a CTS, pois as porcentagens de alunos que afirmam haver esta relação não ultrapassam 14 em quaisquer uma das duas instituições, dando sérios indicativos de um sistema de ensino ainda bastante tradicional. Desta forma, buscar na prática pedagógica usar da experimentação, procurar instigar os alunos a debaterem sobre temas atuais, pode provocar a construção de um pensamento mais crítico, favorecendo ao processo de interligação entre a ciência, a tecnologia e o meio social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).