PRÁTICAS AVALIATIVAS E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DO CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v6i2.692Palavras-chave:
education; technical course in mechanics; evaluative practices; pedagogical conceptions.Resumo
A escola não pode estar desvinculada da vida, do mundo que a rodeia, precisa estar em sintonia com a comunidade e com o tempo em que se vive. Nesse sentido, a avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente deve acompanhar passo a passo o processo de ensino-aprendizagem. Assim, este trabalho objetiva identificar instrumentos e técnicas utilizadas pelos professores do Curso Técnico de Mecânica do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes no que diz respeito à avaliação de seus alunos e concepções pedagógicas. Além disso, pretendeu-se verificar se os professores são informados sobre os fundamentos teóricos que orientam a proposta de avaliação da aprendizagem do curso. A metodologia utilizada consistiu em um estudo de caso de caráter quantitativo e qualitativo, exploratório e descritivo. Utilizou-se como instrumento um questionário estruturado com perguntas fechadas e abertas, devidamente validado, contando com a amostra de 57 professores. A análise dos dados foi descritiva, por meio de tabelas de frequência absoluta e relativa. Os resultados revelaram que o grupo de professores frequentemente aplica uma diversidade de técnicas/instrumentos, entre os quais destacam-se: trabalhos acadêmicos (82,5%); prova mista (77,2%); prova dissertativa (61,4%); prova objetiva (54,4%); e seminários (50,9%). No que diz respeito às concepções pedagógicas utilizadas, 52,6% opta pela tecnicista, 40,4% pela humanista moderna e 31,6% pela humanista tradicional. Já no que se refere ao conhecimento dos professores sobre o sistema de avaliação praticado no curso, 50,9% dos participantes informaram que o conhecem totalmente e 49,1% o conhecem parcialmente. Por fim, diante da análise dos resultados, foi possível concluir que as práticas avaliativas e concepções pedagógicas adotadas no referido curso necessitam ser mais trabalhadas, pelo grupo de pedagogos do Ifes, para uma prática com maior discussão com os professores acerca desta temática.
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