PRÁTICAS AVALIATIVAS E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DO CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • sebastião de oliveira oliveira ifes/ vitoria

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v6i2.692

Palavras-chave:

education; technical course in mechanics; evaluative practices; pedagogical conceptions.

Resumo

A escola não pode estar desvinculada da vida, do mundo que a rodeia, precisa estar em sintonia com a comunidade e com o tempo em que se vive. Nesse sentido, a avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente deve acompanhar passo a passo o processo de ensino-aprendizagem. Assim, este trabalho objetiva identificar instrumentos e técnicas utilizadas pelos professores do Curso Técnico de Mecânica do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes no que diz respeito à avaliação de seus alunos e concepções pedagógicas. Além disso, pretendeu-se verificar se os professores são informados sobre os fundamentos teóricos que orientam a proposta de avaliação da aprendizagem do curso. A metodologia utilizada consistiu em um estudo de caso de caráter quantitativo e qualitativo, exploratório e descritivo. Utilizou-se como instrumento um questionário estruturado com perguntas fechadas e abertas, devidamente validado, contando com a amostra de 57 professores. A análise dos dados foi descritiva, por meio de tabelas de frequência absoluta e relativa. Os resultados revelaram que o grupo de professores frequentemente aplica uma diversidade de técnicas/instrumentos, entre os quais destacam-se: trabalhos acadêmicos (82,5%); prova mista (77,2%); prova dissertativa (61,4%); prova objetiva (54,4%); e seminários (50,9%). No que diz respeito às concepções pedagógicas utilizadas, 52,6% opta pela tecnicista, 40,4% pela humanista moderna e 31,6% pela humanista tradicional. Já no que se refere ao conhecimento dos professores sobre o sistema de avaliação praticado no curso, 50,9% dos participantes informaram que o conhecem totalmente e 49,1% o conhecem parcialmente. Por fim, diante da análise dos resultados, foi possível concluir que as práticas avaliativas e concepções pedagógicas adotadas no referido curso necessitam ser mais trabalhadas, pelo grupo de pedagogos do Ifes, para uma prática com maior discussão com os professores acerca desta temática.

Downloads

Publicado

28-08-2020

Como Citar

PRÁTICAS AVALIATIVAS E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DO CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO . (2020). Revista Ifes Ciência , 6(2), 101-113. https://doi.org/10.36524/ric.v6i2.692

Artigos Semelhantes

1-10 de 43

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.