MAPEAMENTO DA CAFEICULTURA NO ENTORNO DO PICO DOS PONTÕES, MIMOSO DO SUL, ES
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i1.1849Palabras clave:
Estado do Espírito Santo, Agricultura, Café, GeotecnologiasResumen
Objetivou-se mapear a cafeicultura no entorno do Pico dos Pontões, município de Mimoso do Sul, ES. Região na qual a cafeicultura é expressiva, porém há pouca informação sobre a área cultivada com o café. Em um aplicativo computacional de sistema de Informação Geográfica, o QGIS 3.16.11-Hannover, foram mapeadas todas as lavouras de café existentes no entorno do Pico dos Pontões, considerando uma área de raio de 5 km. O mapeamento foi feito por meio da fotointerpretação em tela, utilizando como referência o Ortofotomosaico ES - IMGS Satélite Kompsat 3/3A - 2019-2020, que apresenta resolução espacial de 50 cm. Verificou-se que a cafeicultura ocupa uma área de 1.512,32 ha, e que ela está presente em treze comunidades (Café, Bom Sucesso, Caracol, Estivado, Jacutinga, Muribeca, Novo Brasil, Novo Mundo, Oriente, Palmeirinha, Pontões, Alto Calçado, e Fazenda Paraíso) e em quatro munícipios (Alegre, Apiacá, Mimoso do Sul e São José do Calçado). As lavouras de café estão localizadas entre as altitudes de 530 m a 1.040 m.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).