ANÁLISE FITOSSOCIOLÓGICA EM FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL NO IFES CAMPUS DE ALEGRE-ES
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v8i1.1541Palavras-chave:
Mata Atlântica, Ecossistemas, Fragmentação, Gradiente, RegeneraçãoResumo
O Bioma Mata Atlântica, considerado um dos hotspots da humanidade é formado por diversas formações florestais que se encontram em risco de extinção. Pelo exposto, objetiva-se comparar a capacidade de regeneração arbórea em diferentes condições de umidade em Floresta Estacional Semidecidual ao Sul do Espírito Santo. Para levantamento da vegetação foi empregado o método de amostragem em parcelas, em que foram demarcadas 10 parcelas de 10 x 5 m no Cenário 1 (úmido) e Cenário 2 (seco), de forma aleatória. Foram coletados todos os indivíduos com altura ≥ a 50 cm e Diâmetro a Altura do Peito ≤ a 2,5 cm. O material botânico foi coletado, seco e identificados com auxílio de bibliografia especializada e circunscrição conforme APG IV. A análise fitossociológica foi realizada por intermédio do aplicativo FITOPAC 2. Os Parâmetros avaliados foram os propostos por Mueller-Dombois e Ellenberg, índice de diversidade de Shannon-Wiener, equabilidade de Pielou, grupo ecológico, análise via estatística descritiva e determinação da dispersão pelo Índice de Payandeh. Os resultados do levantamento no Cenário 1 e Cenário 2 perfazem um total de 357 indivíduos distribuídos em 16 famílias e 45 espécies. O Cenário 1, apesar de ter menos indivíduos que o cenário 2, é mais rico, apresenta melhores índices fitossociológicos, maior diversidade e melhor representatividade que o Cenário 2. Ambos os cenários se encontram num estágio intermediário de sucessão e apresentam padrão de distribuição agregado. A análise via estatística descritiva, demonstra que o Cenário 1 é mais homogêneo e possui menor desvio padrão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).