ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO DA EUTERPE EDULIS MART PARA O ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i1.2182Palavras-chave:
Área de preservação permanente, Extrativismos, Sistema de Informações Geográficas, Sensoriamento remotoResumo
O zoneamento agroclimático, delimita a aptidão de diferentes regiões quanto ao clima; permitindo a escolha de locais mais indicados para o plantio de diversas culturas. O objetivo deste estudo foi realizar o zoneamento agroclimático da juçara para o município de Alegre, ES. Foram utilizadas as as variáveis de temperatura (°C) e deficiência hídrica (mm). Posteriormente, foi realizada a reclassificação a partir das exigências da cultura. Sendo obtidos indicativos de área aptas, aptas com irrigação ocasional, aptas com irrigação complementar, e aptas com irrigação obrigatória. Na sequência foi realizado o zoneamento, utilizando a combinação das reclassificações de temperatura e deficiência hídrica. É possível afirmar que 91,55% da área de Alegre- ES é apta ao cultivo da juçara, e 7,26 % são necessários a doção de irrigação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).