RIQUEZA E DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DE LÍQUENS CORTÍCOLAS EM UM MONCULTIVO DE CAFÉ CONILON
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v6i4.591Palavras-chave:
biodiversidade e conservação ambiental; Coffea; liquenologia; geoprocessamento.Resumo
Os líquens são associações mutualísticas entre fungos e algas, considerados indicadores de qualidade ambiental. O objetivo do trabalho foi analisar a riqueza e a distribuição espaço-temporal de líquens cortícolas em uma lavoura de café conilon, conduzida em monocultivo. O estudo foi realizado na área experimental do Setor de Cafeicultura do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre, Alegre, ES. Foram levantadas, no terço inferior dos caules dos cafeeiros, a presença, a quantidade, o morfotipo e a posição geográfica dos líquens em relação aos pontos cardeais. Foi também realizado a medição da altura de planta, do diâmetro do caule das hastes dos cafeeiros, e o monitoramento da precipitação pluviométrica mensal e da temperatura do ar. As observações foram feitas durante ano com frequência de 15 dias. Verificou-se a presença de quatro morfotipos diferentes de líquens: verde claro folhoso, verde folhoso, verde escuro crostoso e cinza folhoso. A estação seca apresentou a maior ocorrência por riqueza morfológica, com destaque para os morfotipos verde claro folhoso e verde folhoso. Na estação chuvosa, o morfotipo cinza folhoso representou sozinho 64% das ocorrências. Em relação aos pontos cardeais, tanto na estação seca quanto na estação chuvosa ,constatou-se a predominância de ocorrências nas faces dos caules voltados para os pontos cardeais Leste e Oeste. As menores ocorrências foram notadas nas faces dos caules voltadas para o ponto cardeal Norte. Este trabalho contribui para o conhecimento da liquenologia na região, podendo ser utilizado em futuros estudos de monitoramento ambiental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).