DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: UMA ANÁLISE DOS SEGMENTOS FAMILIAR E NÃO FAMILIAR
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v6i4.775Palavras-chave:
economia regional, desigualdades, agricultura familiar.Resumo
As regiões do estado do Espírito Santo apresentam diferentes condições climáticas, de relevo, de estrutura fundiária, e foram marcadas por processos históricos de formação diferenciados. Disso resultam distintas dinâmicas produtivas regionais, em particular na agricultura. Com o uso de medidas de concentração, diversificação, especialização e localização, buscou-se caracterizar as diferenças regionais quanto à produção agropecuária do estado, considerando-se os segmentos familiar e não familiar. Os maiores índices de diversificação da produção agropecuária encontram-se na região Central do estado, e são mais baixos na região Noroeste, cuja agricultura é baseada no cultivo do café. Foi constatada também a importância da agricultura familiar, principalmente nas regiões Central e Sul Espírito-santense, onde representa mais de 80% dos estabelecimentos e mais de 50% do valor da produção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).