UM OLHAR SOBRE O MERCADO DE CERVEJAS ESPECIAIS CAPIXABA: CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS DOS EMPREENDEDORES
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.936Keywords:
Empreendedorismo, mercado cervejeiro, cervejas artesanais, Espírito Santo.Abstract
Na produção de cerveja nacional evidenciam-se as regiões Sul e Sudeste como as maiores produtoras, destacando-se, na região sudeste, o Espírito Santo (ES) por seu mercado em expansão. Contudo, apesar do crescimento registrado nos últimos anos, poucos são os estudos que descrevem características específicas do segmento de cervejas especiais. Objetivou-se com o presente estudo identificar o perfil dos empreendedores do mercado de cervejas especiais do estado do ES segundo características sociodemográficas. Utilizou-se um questionário estruturado, com questões abertas e fechadas, elaborado por meio de um formulário eletrônico e aplicado em abril de 2018, visando caracterizar os empreendedores quanto à questões como: gênero, faixa etária, formação profissional, fonte de renda, tempo de atuação no setor e participação em cursos na área cervejeira e qual o motivo que levou-o a investir no ramo de cervejas especiais. Tenda em vista o objetivo da presente pesquisa em elaborar o perfil do empreendedor de cervejas especiais capixaba, tem-se que o mesmo pode ser caracterizado como do sexo masculino, casado, entre 32 e 38 anos, tem ensino superior, maioria formado na área de ciências humanas, já atuou em sua área de formação, atua de 2 a 4 anos no setor de cervejas, está em processo de formação continuada, tem renda de mais de 9 salários mínimos e possui outras fontes de renda, sendo a de empresário de outro ramo em sua maioria. Por fim, quanto a motivação para entrar no segmento, todos afirmaram ter sido por oportunidade de negócio.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).