NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS INVESTIMENTOS FINANCEIROS DOS ALUNOS DO IFES CAMPUS LINHARES

Autores

  • Osmar José Bertholini Pianca Coordenadoria de administração, Instituto Federal do Espírito Santo Campus Linhares, 29901-291 Linhares – ES, Brasil.
  • Arielli Reboli de Bruym Coordenadoria de administração, Instituto Federal do Espírito Santo Campus Linhares, 29901-291 Linhares – ES, Brasil.
  • Julia de Souza Reis Coordenadoria de administração, Instituto Federal do Espírito Santo Campus Linhares, 29901-291 Linhares – ES, Brasil.
  • Julia Rodrigues Campe instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v10i1.2554

Palavras-chave:

investimentos financeiros, renda fixa, renda variável.

Resumo

Este estudo busca identificar o nível de conhecimento dos investimentos financeiros dos alunos do Ifes campus Linhares, visto que tal conhecimento pode ser um diferencial na escolha de um produto financeiro mais rentável. A pesquisa usada no estudo é bibliográfica, por consultar artigos e livros que falam sobre investimentos financeiros e a técnica para obtenção dos dados a serem analisados pela pesquisa é aplicação de questionários junto aos alunos. Os dados obtidos através da coleta identificaram que quase metade dos alunos do Ifes campus Linhares, especificamente 42,1% dos respondentes da pesquisa, afirmam ter um baixo conhecimento a respeito do nível de conhecimento dos investimentos financeiros. Quando questionados sobre o conhecimento do mercado de renda fixa, 41,3% indica ter um baixo conhecimento, enquanto para o mercado de renda variável 42,6% também indicam baixo conhecimento. A partir da pesquisa, portanto, verifica-se que há a necessidade da aplicação de conhecimentos relacionados a investimentos financeiros nas instituições de ensino do IFES e possivelmente nas escolas em geral.

Financial investments in fixed and variable income

Downloads

Publicado

2024-03-25

Como Citar

Bertholini Pianca, O., Reboli de Bruym, A. ., de Souza Reis, J. ., & Rodrigues Campe, J. (2024). NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS INVESTIMENTOS FINANCEIROS DOS ALUNOS DO IFES CAMPUS LINHARES. Revista Ifes Ciência , 10(1), 01-12. https://doi.org/10.36524/ric.v10i1.2554

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas