EMPREENDENDO PARA A VIDA: A EMPRESA ECOPUFF PARA ALÉM DE RESULTADOS FINANCEIROS
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.553Palavras-chave:
Empreendedorismo, Educação, Sustentabilidade, VoluntariadoResumo
O artigo apresenta os resultados do Programa Miniempresa realizado no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Itapina, segundo a percepção dos alunos participantes e os dados administrativos da empresa dele derivada, a EcoPuff. O Miniempresa é um programa de sensibilização ao empreendedorismo, baseado em conceitos de economia, gestão e negócios, voltado a alunos do Ensino Médio, idealizado e orientado pela Junior Achievement em âmbito mundial, objetivando formar jovens para o mercado de trabalho formal e disseminar a cultura empreendedora, a partir da formação e desenvolvimento de uma empresa estudantil. Partiu-se do questionamento: o Programa Miniempresa, como instrumento de educação empreendedora, contribuiu para a formação dos jovens participantes, segundo sua própria percepção? Objetivou-se investigar a percepção dos participantes sobre o Miniempresa, identificando as contribuições do programa para sua formação, bem como resultados administrativos da empresa Ecopuff. A pesquisa é qualitativa, caracterizando-se como estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de análise documental em relatórios da empresa e por questionário aplicado aos empreendedores da Miniempresa do Ifes campus Itapina. Conclui-se que o programa estimula o empreendedorismo, gerando oportunidades a estudantes do Ensino Médio de ingressarem no mercado de trabalho mais preparados, contribuindo com o desenvolvimento pessoal e do perfil empreendedor desses jovens; para além dos parcos resultados financeiros e de produtividade empresarial, foi instrumento de aprendizado para sua vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).