PERFIL DO PROFISSIONAL DE ROCHAS ORNAMENTAIS NA MICRORREGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i2.1389Palavras-chave:
Perfil; Profissional; MineraçãoResumo
Na região noroeste do Estado do Espírito Santo há uma concentração expressiva de empresas do setor mineral, que trabalham diretamente com rochas ornamentais. Dado a tal convergência, existe a grande oferta de postos de trabalho no mercado. Entretanto, não foi identificada pesquisa acadêmica anterior a essa sobre a identificação do perfil do profissional que atua na área, assim, considera-se um dos pontos de relevância para realização da pesquisa e publicação do material, que poderá ser referência para pesquisas futuras na área. O principal objetivo do trabalho é identificar o perfil do profissional que atua no setor de rochas ornamentais do noroeste do Espírito Santo. A metodologia envolveu levantamento bibliográfico, a realização de pesquisa aplicada com uso de questionário digital, contendo 21 questões fechadas, aplicado na microrregião noroeste capixaba, onde se concentrou empresas nas cidades de Barra de São Francisco, Nova Venécia e São Domingos do Norte. Contou com a participação de voluntários que atuam diretamente no setor de rochas ornamentais nesta microrregião. Ao todo se computou a participação de 49 profissionais atuantes nesse setor. A identificação do perfil do profissional que atua no setor de mineração da microrregião apresentou traços marcantes como a atuação expressiva de profissionais do sexo masculino (85,7%), como a remuneração média dois a cinco salários mínimos, independente da escolaridade. Foi identificado ainda fator motivacional com maior destaque para eles é a oportunidade de crescimento na empresa, ponto que tende a melhorar a performance e condiz com uma maior produtividade e competitividade para o setor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).